terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bioimpedância...que bicho é esse?

Bom dia meus amores,
passo rapidinho aqui para explicar sobre o exame médico que fiz ontem chamado Bioimpedância.
Segue abaixo algumas informações que pesquisei no Blog da minha nutróloga, Dra. Jaqueline Coelho (http://jaquelinecoelhonutrologa.blogspot.com.br)
 
O exame de bioimpedância é um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Isso é possível através de dois pares de eletrodos adesivos que são colocados na mão e no pé direito do examinado, que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade e imperceptível passe pelo corpo. O exame é totalmente indolor e necessita de mínimo preparo prévio. Não é indicado para gestantes e portadores de marcapasso.
Aplicações da Bioimpedância:

  • Identificar riscos à saúde associados a níveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal total;
  • Monitorar mudanças na composição corporal associadas a certas doenças, crescimento, desenvolvimento, maturação, idade, cirurgias e emagrecimento;
  • Estimar o peso corporal ideal e a taxa metabólica basal;
  • Para controle hídrico;
  • Para controle da composição corporal de atletas;
  • Avaliar do estado nutricional (obesidade, magreza, desnutrição).


Esta avaliação informa:
  • Percentual de gordura corporal total;
  • Peso da gordura;
  • Peso da massa magra (músculos, ossos e órgãos);
  • Total de água no corpo;
  • Peso corporal ideal para a sua composição corporal
  • Taxa metabólica basal
Orientação para realizar o exame:

  • Evitar refeições grandes 4 horas antes;
  • Não realizar atividade física intensa no dia anterior ao exame;
  • Não consumir bebidas alcoólicas e cafeína (café, mate, chá preto e energéticos) 12h antes do exame;
  • Esvaziar a bexiga 30 min antes do exame;
  • Suspender medicamentos diuréticos 24 horas antes do teste (perguntar antes ao médico).
MINHAS IMPRESSÕES:
Bom, a parte ruim deste exame é não poder fazer exercícios 24 horas antes do exame, então, tive que matar aula de hidrobike ontem...
Além de ficar 4 horas de jejum total, incluindo água...quase morri...eu bebo muita água! Preciso de água!!!
E no mais é bem tranquilo e rápido.
Eu fiquei muito feliz em fazer este exame, pois ano passado, em dezembro quando fui nesta médica pela primeira vez eu estava com 104kg e não fiz a bioimpedância por recomendação dela, que havia me sugerido perder pelo menos 10 kg para então fazer o exame.
Agora, imaginem a minha alegria de voltar lá ontem e ver que perdi 17 kg!!!!
Ontem eu estava a cara da alegria e felicidade!
Fui muito elogiada!!!
Amei!!!
 
Voltando ao exame, como é a primeira vez que faço esse exame, ele servirá como parâmetro para comparar a minha evolução de perda de massa gorda...
Em dezembro farei de novo e postarei a comparação aqui para vocês!
Abaixo segue o exame de ontem...

 

Vamo que vamo...perder catupirys!!!!
bjocas mil e boa semana!
 
Confissão de uma ex-gordinha: ontem, depois de tantos elogios, estava me sentindo a bam-bam...o que fiz?
De noite tomei café com todos, com direito a pão massinha com margarina e mel...pergunta se não fiquei mal? Parecia uma jibóia...acho que depois  de 5 meses comendo meus pães e bolos com farelos, o pão de padaria me fez tanto mal galera...acho que é o bromato, fermento, a farinha branca....sei lá...mas não fiquei nada legal...PÃO sem ser DUKAN nunca mais!!!!!!

6 comentários:

  1. Depois que a gente se acostuma a comer direitinho, qualquer coisa diferente já não nos cai tão bem, né Lisiane!
    Tô precisando voltar na nutri também, mas ando tão sem tempo ($$$). Vou me organizar pra ver se no próximo mês dá!
    Bjs e parabéns pelos 17kg eliminados! =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa q legal.. adorei esse exame....
    o q ais interessou foi calcular a taxa basal.. amei, kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. nem me fale!
    depois que eu comecei a fazer a RA qualquer coisinha que eu como fora passo mal!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oba! Vamos marcar esse passeio de Bike então!
    Queria fazer uma bioimpedância, mas atualmente não tá dando $$$
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, fiz pelo convênio da UNIMED..depois te passo o contato da médica.
      bjos

      Excluir
  5. Guria, parabéns pela perda (de peso, claro)!

    Beijão!
    descabeladaelinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir